Agenor Gasparetto, Sociólogo
Como é praxe desde a criação do instituto, em 1990, após cada eleição, no formato jornal impresso e, atualmente, por mídias eletrônicas, realizamos uma balanço, comparando resultados das urnas em relação à pesquisa registrada ou à última pesquisa realizada nos municípios. Neste texto apresentamos os dados de Ubaitaba (Tabela 3), Ubatã (Tabela 4) e Itabela (Tabela 5), todas registradas no TSE.
Em Ubaitaba, a prefeita Suka possuía avaliação tendendo ao negativo, pela razão avaliativa, não reunião condições objetivas de reeleição. Nesse cenário, o ex-prefeito Beda emergiu como o nome forte nas pesquisas. Sua liderança foi confirmada na campanha e nas urnas. Sem surpresas. O eleitor fez escolha pela mudança, reconduzindo Beda mais uma vez à prefeitura. Seguramente, será o mandatário que por mais gestões terá ocupado o cargo de prefeito na história do município. Será o prefeito pela quarta vez. Pesquisa mesmo tendo sido realizada há 10 da eleição, manteve sua validade, situação que foi confirmada pelas urnas. Tratava-se de quadro estabilizado.
Em Ubatã, após segundo mandato da prefeita Simeia, com avaliação positiva em ambos os mandatos, indicou Tinho como seu sucessor, que liderou de ponta a ponta as pesquisas e foi confirmado pelas urnas. O eleitor fez opção pela continuidade na expectativa que o próximo prefeito manterá o trabalho da atual administração. Quadro estabilizado. Pesquisa mesmo sendo do dia 24 de outubro, situação foi confirmada pelas urnas.
Em Itabela, o prefeito Luciano Francisqueto, com avaliação positiva de sua gestão, liderou as pesquisas, antes da e na pandemia e foi confirmado pelas urnas. O eleitor fez opção pela continuidade. Tratava-se de um quadro estabilizado.
Comments